Pelo mundo

Como é a moda infantil pelo mundo afora?

Desde pequenos, nos primeiros passos, aprendemos a consumir moda. Cada macacão, sapatinho, laço, vestido e meias que escolhemos fazem parte da moda na infância. O universo infantil oferece muitos tipos de roupas e acessórios, tornando cada um com seu próprio estilo.

Pensando nisso, foram criadas as Feiras de Moda Infantil em todo o mundo. A indústria da moda prepara coleções para cada época do ano e se reinventa sempre. As feiras de moda infantil acontecem para cada estação, como acontece com o circuito de moda adulta. O objetivo é divulgar as coleções e bater o martelo ditando o que será moda nos próximos meses.

Para falar um pouco das feiras de moda lá fora, destacamos algumas das mais importantes: FIMI, na Espanha; CPM Kids, na Rússia; Pitti Bimbo, na Itália; Kleine Fabriek, na Holanda e a  Mabyn, na Argentina.

A FIMI nasceu em 1964 a partir de uma experiência de uma feira de brinquedos na Espanha. Seu sucesso foi tão grande que se tornou uma feira independente em 1967, com a denominação de Feira Internacional de Moda Infantil (FIMI). Em pouco tempo abraçou outros mercados europeus como Alemanha, Holanda e Bélgica. Hoje a FIMI conta com 14 países participantes, entre eles Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e Itália.

A CPM Kids é um seguimento da Collection Premiere Moscow (CPM), a mais importante feira de moda Russa. Organizado pela Childre’s Fashion Europe (CFE), a CPM Kids apresentou, na edição Primavera-Verão 2011, cerca de 80 marcas européias, um grande avanço para a edição anterior. A CFE é uma associação européia que tem como objetivo melhorar a competitividade comercial de seus associados – fabricantes de roupas infantis da Europa.

Pitti Immagine Bimbo é o evento líder no setor da moda e acessórios infantis na Itália. Graças à sua forma dinâmica que interpreta e antecipa as últimas tendências da moda, a feira tem crescido muito nos últimos anos. O crescimento dela não é medido somente em números de expositores e compradores, mas também na forma de apresentar e segmentar o lado comercial.

A Mabyn apresenta novidades e tendências das empresas fabricantes de roupa, acessórios e calçados para bebês, crianças e adolescentes na Argentina é  apoiada pela CAIBYN (Cámara Argentina de Indumentaria de Bebés y Niños) e tem conseguido ser um ótimo fator aglutinante do setor da moda infantil na República Argentina. e a Fabrieik, na Holanda, também participam do circuito fashion infantil, trazendo novidades e estilo para os pequenos também aproveita um crescimento desta indústria segmentada tendo mais de 260 stands em sua última feira com um crescimento em cerca de 10%. 

No Brasil o mercado de feiras infantis ainda é muito pequeno. Apesar do público consumir bastante, o foco ainda são as feiras de moda adulta, como a São Paulo Fashion Week e a Fashion Rio. No entanto, pensando nisso, nasceu a Rio Fashion Kids. Seu objetivo é o mesmo das outras feiras de moda infantil no mundo: divulgar, expandir e ativar o mercado de moda infantil.

Nesta página, colocamos vídeos de desfiles infantis em diversos países pelo mundo. Aqui você encontra tendências e produções nesses desfiles, que são inspiração para a moda infantil brasileira.

Acesse os vídeos e acompanhe as novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*